quarta-feira, 29 de abril de 2009

Somos um pouco gregos


Pombas! Nunca pensei em postar sobre a Grécia no meu blog. A fissura deste assunto surgiu na aula de história da Profª Edna. Assunto que está sendo dividido com a Profª Mary, de português. Estas mulheres nos ensinaram, nos obrigando a pesquisar, algumas coisas sobre a Grécia. A foto ao lado, por exemplo, é o busto de Platão, um dos três grandes pensadores gregos.

O texto abaixo foi retirado de uma das provas da minha sala. O aluno, Bruno, é um dos meus grandes amigos, tanto no ponto ideológico como no ponto emocional, amicíssimo. Seu texto, como ver-lhe-ão, é um texto bastante ressentido, uma pessoa que critica, de forma lacônica, a ridicularidade que nossa atualidade virou.

De qualquer forma. Vamos ao texto:


"Podemos afirmar que nossa sociedade, atualmente, recebe fortes influências dos pensamentos passados pelos gregos antigos. Dentre as influências recebidas, podemos destacar a filosofia, que questiona e tenta interpretar a complexa mente humana, e o teatro, a forma artística de transmitir diversas mensagens ao público.

A filosofia também está contida no teatro, mesmo que implicitamente, pois, através desta artes, os gregos veneravam seus deuses e expressavam diferentes ideias, diferentes filosofias de vida, levando o público a refletir sobre a peça, interpretá-la e tirar suas conclusões.

Hoje, o principal meio de exercer influência sobre a sociedade é a mídia. A TV pode trazer muita cultura, mas também tem o poder de persuadir e "moldar" a mente do telespectador, não permitindo que ele tire suas próprias conclusões sobre o tema em questão.

Temos que aprender com os gregos antigos e usar a reflexão que herdamos para questionar o que nos é transmitido pela mídia, apenas desta maneira não seremos manipulados e poderemos ser chamados de herdeiros da racionalidade grega."

Bruno M. Iatarola

Nenhum comentário:

Postar um comentário