domingo, 5 de abril de 2009

Papa versus Tráfico de Imigrantes versus Estados Unidos


Hoje, domingo de ramos, o Papa Bento XVI, enquanto rezava para milhares de fiéis na Basílica de São Pedro, declarou que era necessário tomar-se providências contra o tráfico de imigrantes africanos que visam chegar à Europa.
A opinião do Santo Pe., o Papa, deu-se devido evento da semana passada, em que diversos imigrantes morreram quando um navio cargueiro, que transportava imigrantes africanos, virou na costa da Líbia.

Devem-se perguntar: Por que falar sobre isso? Bem, o motivo é bastante simples. Eu sempre escrevo críticas sobre Bento XVI, e sua igreja dogmática, logo, nada mais justo, do que promovê-lo quando ele acerta com suas declarações. O tráfico de imigrantes é algo que acontece desde sempre, e é algo bastante errado, pois, envolve uma entrada ilegal no país.

É meio esquizofrênico querer debandar de seus países, para ir à uma área que está economicamente devastada pela crise econômica, sem espectativa de vida, por ora. Todos os investimentos econômicos norte-americanos, e o envolvimento europeu, futuramente virão a surtir efeitos, mas, por ora, não.

Falando em crise, é uma coisa amoral os States criticarem o lançamento do míssil da Coréia, quando eles causam uma crise econômica devastadora, a maior desde a de '29. Os Estados Unidos que deveriam arcar com todos os prejuízos que foram acarretados ao redor do mundo, afinal, a culpa não deve ser distribuída, eles que foram negligentes com seus economistas, com os banqueiros. De que adiantou prender o Madoff? Nada! A crise continua acontecendo, com menos impacto agora do que no fim do ano, claro, mas o índice de desemprego continua subindo mais, e mais.

Mas sobre isso o papa não dá suas declarações bombásticas, mesmo porquê não é da parte dele se envolver na política econômica. Como virou de praxe excomungar as pessoas, por que não excomunga o Bush por deixar tudo isso acontecer?

Anyway, o que importa, é que hoje é domingo de ramos, semana que vem é a Páscoa, dia de permanecer com as famílias, comer ovos de páscoa, nadar, se possuir piscina, e só. Depois voltar a vida rotineira, cheia de compromissos, tendo que atuarar a maioria das pessoas que não gostamos, forçando sorrisos mecânicos.

Bom domingo de ramos. E saudoso seja o papa com sua excelente declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário