sábado, 4 de abril de 2009

O tempo não pára


Nascia há cinquenta e um anos atrás o ídolo da música brasileira, o grande gênio da década de oitenta, o cantor e compositor Cazuza. Em uma de suas músicas mais famosas ele cita a frase "O tempo não pára", de fato não pára, somos órfãos de uma inteligência desconcertante, de um senso crítico muito poderoso, de um música de qualidade há anos.
Suas músicas, sempre muito profundas, retratavam, em grande parte, problemas sociais. Músicas que continuam contendo um conteúdo atual. São músicas que se encaixam em todas e quaisquer épocas. Sua vida foi bastante limitada devido a sua doença, a AIDS, que o fez perecer no ano de 1990, quando ainda tinha apenas 32 anos.
Juntamente com o Barão Vermelho, banda formada por ele e Roberto Frejat, encantaram o país. Assim como outras bandas de suas estirpes, por exemplo, Legião Urbana, Ultraje à rigor, e outras. Velhos e bons tempos. Sim, tempos que nunca mais voltarão.
Entretanto, ainda existe preconceito sobre sua imagem, devido a boemia que ele vivia. Era uma vida baseada na noite, como o mesmo costumava dizer. Sua sexualidade, muitas vezes incompreendida, causa, até hoje, uma certa estranheza, por parte das pessoas bitoladas.
Esses dias eu estava comprando o DVD do show dele, lançados pela Globo, quando o vendedor, um homem bastante rude e estúpido, perguntou se eu realmente queria levar o DVD da "bicha boêmia", eu, calmamente, o repliquei dizendo: "Quer tenha sido bissexual, ou não, gay, ou não, isso não tem nada a ver com seu carater, o senhor, por exemplo, é um homem que se assemelha a um porco, em semelhança, e nem por isso há gentes julgando-te". Resumindo: fui expulso da loja. Mas isto não é o que importa, o que realmente importa é que não podemos esquecer a imagem deste ícone que, por tão poucos anos, encantou nossos ouvidos, com sua forma descontraída e letras esporádicas.
Happy 51st Cazuza.

2 comentários:

  1. É, o tempo não pára e Cazuza foi a prova viva disso (:

    "Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não pára"

    Rules ever \o/

    xx Deca

    ResponderExcluir
  2. Não me arrisoco a dizer que foi o maior poeta que o Brasil ja teve, pois afinal não podemos esquecer do Chico, do Caetano e os outros grandes mestres ... mas sem duvida ele foi um acontecimento marcante na historia da musica brasileira, era um artista sem medo e inibições, fazia o que tinha de ser feito, uma pessoa integra e merecedora de todo o respeito e admiração ... simplesmente uma pessoa incivel . E não podemos deixar seu legado se perder no tempo, tanhos que continuar lutando pelo ideal de construir uma sociedade live de pré conceitos pois afinal o tempo não para mesmo ...

    ResponderExcluir