quarta-feira, 22 de abril de 2009

Humor em crise!


Infeliz e trágico fato uma crise tem se abatido no humor brasileiro há anos. Sim, estou falando a verdade mais pura e sucinta, e não, não estou sendo radical, e também não estou menosprezando a cultura brasileira, estou sendo apenas um bom brasileiro e relatando à vocês a realidade da situação.
O nosso humor está numa situação deplorável, em que as pessoas valorizam o estúpido e o apelativo. Pessoas que dão incentivo à esses programinhas modinhas, ou alguns que nem mais graça tem de tão antigos. Uma boa prova disso são os índices de audiência destes programas.
O Casseta e Planeta, por exemplo, foi-se seu tempo. Bussunda morreu, com ele devia ter ido o programa. A Praça É Nossa! Quem não se lembra daquela porcaria com a musiquinha “a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim”, aquele Carlos Alberto de Nobrega, homem chato que ninguém consegue sentir emoção e muito menos graça.
Pânico na TV? Pior que os dois acima, é um humor apelativo onde pessoas são sujeitas à humilhação por parte dos seus repórteres, que além de sem-graças são bestialmente infantis.
Pobre mentalidade é a que estamos cultivando nesse país, a pátria amada e o idolatrada. Por sorte ainda restou um vestígio mínimo de humor inteligente. O programa CQC, é um dos seus expoentes. É o humor inteligente, sem pudor e nada apelativo. Este é um programa sobre a qual deveria haver maior patrocínio.
Não há humor apenas na televisão, cada vez mais surgem blogs voltados para isso, como o Blog do Fuminho, que é de autoria de um amigo meu, Edegar. Podem não ser blogs tão inteligentes quanto gostaríamos, mas ainda assim serve para nosso entretenimento. O blog As Coisas Menos Importantes Para Se Saber, também de um amigo meu, é outro exemplo de humor virtual. Englobando situações ridículas do cotidiano, seu escritor faz uma pequena “miscigenação” de humor e intelectualidade e o torna em um blog totalmente agradável.

Bem, por falar em crise. Eu estou em crise da escrita. Se der, posto algo mais tarde, quando estiver melhorzinho. Agora vou dar uma lida no jornal, para poder escrever algo para vocês.
Lembrem-se que muito mais vale um feio com conteúdo do que um bonito vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário