quarta-feira, 1 de abril de 2009

Academia: corpo sarado ou corpo zuado?


Sim, admito minha culpa. Roubei sim este título de um dos debates da MTV, do MTV Debate, que é apresentado pelo cantor e VJ Lobão. Admito que me interessou muito, e resolvi escrever sobre isso.
É muito comum, hoje em dia, visualizar diversas academias em determinados pontos de cada cidade, aqui onde eu moro, por exemplo, tem pelo menos uma em cada bairro. Pessoas se matam de desgaste físico para ter um corpo que se assemelha à uma couve-flor.
Há quem diga que as academias são a revolução para os sedentários, que são ex-praticantes de nadismo, e et cetera. Mas até onde torna-se algo saudável? A gana para o corpo perfeito corrompe a mente das pessoas, de algumas, é claro, faz com que tomem aquelas drogas, chamadas de bombas, como a creatina, que utiliza a àgua de seu corpo para a criação de músculos, num processo que enfraquece as veias, e ligações do corpo, que pode vir a causar enfartes fulminantes.
Segundo estudos, após um dia de musculação o corpo necessita de pelo menos vinte e quatro horas de repouso, isto é, sem esforço brusco, como o fitness. Então, fazer academia todos os dias da semana é prejudicial à saúde.
O esforço, digo o exercício, físico é essencial para um bom funcionamento do corpo, mas não se pode esquecer de que a mente também precisa ser trabalhada. Não queremos um bando de pessoas musculosas com cérebros quase sem capacidade de raciocínio. Não estamos treinando guerreiros espartanos, onde são todos movidos à força, queremos criar pessoas com uma boa condição física e mental.
E para que isso aconteça é necessário um balanço. Físico e mental, corpo e mente, disciplinados e sadios. E não apenas um povo intelectualizado, seria um tanto chato viver num país onde se existem pessoas com alto QI, elas geralmente não tem bom senso de humor. Assim como não seria legal morar num país em que só há gente parecendo couve-flores.
Tudo que é pouco é ruim, assim como tudo que é em demasiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário