quinta-feira, 2 de abril de 2009

Papa João Paulo II


Exatamente quatro anos atrás, dia 2 de abril de 2005, morria o símbolo da igreja católica. O papa João Paulo II, com seus quase 85 anos de idade. O papa mais viajado de todos os tempo, com um papado duradouro de vinte e seis anos. Uma pessoas que amava os desvalidos, e trabalhava em prol das pessoas carentes, amava as pessoas.
Mesmo tendo meu pensamento sobre a Igreja, crendo que ela é dogmática, e que possui fundamentos ultrapassados, todos baseados nos escritos de São Tomas de Aquino, que, por sua vez, apenas reescreveu as ideias de Aristóteles.
Acho que existiram pessoas que vieram para mudar os seus ambientes, João Paulo II foi uma dessas pessoas, que, com sua infindável simpatia, conseguiu a simpatia e apreço mundial. Uma pessoa de crença, íntegra.
Uma banda brasileira, Engenheiros do Hawaii, escreveu uma música chamada O papa é pop, em sua homenagem. Outra figura marcante, que foi bastante ligada aos atos de João Paulo II, foi a Madre Tereza de Calcutá, recentemente canonizada. Pessoas assim que deveriam estar no "centro" da igreja, e não aquele pseudo-papa, inquisidor, Bento XVI.
Quando paro e reflito sobre como nosso novo papa é demodê mostro minha total indignação, igreja deveria amparar seu seguidores, e não é isto que tem acontecido, as pessoas sofrem cada vez mais com os olhos frios, e o descaso vacilante da Igreja.
A igreja tem sido vacilante em diversos pontos, na abordagem ao uso de preservativos, por exemplo. Mostra que o catolicismo acredita que é preferível ter um bando de aidéticos como seus fiéis do que um povo sadio.
Em alguns casos a revolução vem para o bem, mas não é o que tem acontecido, como pode o seguidor árduo de João Paulo ser uma figura tão antagônica a figura mais que carismática do mesmo?
Ainda assim, completando o artigo, onde quer que esteja, querido ex-papa, saiba que seus vínculos com a humanidade nunca cessarão. E, mesmo sendo ateu, tenho-te como uma das figuras mais importantes do século passado.
Dos desvalidos um gigantesco obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário