sábado, 2 de maio de 2009

Leite Derramado - Chico Buarque


Acabei hoje, dia 2, de ler o último livro escrito pelo compositor, e multi uso, Chico Buarque. Sem dúvida alguma um livro memorável. Muito bem escrito, possuindo uma história altamente envolvente e um estilo descontraído.

A história conta as memórias de um idoso moribundo, centenário, que passa a relatar seus casos para as enfermeiras que vão "tecendo" um livro com suas memórias. O velho, Eulálio, era em sua juventude bastante rico, filho de um deputado muito rico e descendente de pessoas marcantes no tempo da monarquia. E que após alguns anos vê sua fortuna se esvaindo, por culpa das gerações futuras, mais especificamente por causa da sua filha. Sua esposa também abandona a casa e tudo mais. Recomendação feita. Leiam.

Demorei bastante para pensar numa forma de descrever as emoções contidas no livro. Devo admitir que de princípio eu estaria lendo o livro apenas por ser um romance do Chico, e, sendo eu um grande fã, não poderia ser nada menos que imperdível. Arrependo-me deste pré-conceito. O livro é muito mais do que bem escrito, é cômico, com riqueza vocabular e nos faz uma pequena crítica ao sistema.

Em minha singela opinião, o livro é nada menos que um "deleite derramado por Chico Buarque", deleitamento é em todos os sentidos, oras sofridas, oras ridas, oras marcadas com a seriedade.

Bom, chega de promover o livro, leiam! Valorizem as pessoas que escrevem bem nesse país, pois não são poucas. Leiam, e quem quiser emprestado é só me pedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário