quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º de abril, dia da mentira?


Não é segredo que eu não gosto do dia primeiro de abril. Toda essa tradição infame de ser o dia da mentira é uma mentira! Quem foi que declarou que devia ser assim? Eu tenho uma teoria. Poucas pessoas se lembram, mas foi no dia 1º de abril de 1964 que houve o golpe militar, que destituiu Jango da presidência. E, também não é segredo, que foi uma era em que havia-se a represões, censuras e perseguições. Realmente foi uma administração precaria, que se concretizou sobre a mentira, um governo decadente de duração de 20 anos.
É evidente que é apenas uma suposição, mas realmente se encaixa. Mas, não deixa de fazer com que as brincadeirinhas que existam neste dia deixem de serem chatas. São irritantes, e. geralmente, nada engraçadas, e sempre tem como fim aquele jargão anti-poético de "mentirinha, primeiro de abril". É nessas e outras coisas que o Brasil se assemelha à história de Joãozinho e o Lobo, sim, aquela história da carochinha em que o menino era pastor e cuidava das ovelhas.
Devemos liquidar essa terrível tradição de considerar um dia da mentira, afinal, a maioria das pessoas mentem todos os dias. Principalmente os homens casados, quando falam que vão fazer hora-extra nas empresas, as empresas nem mais pagam horas-extras.
Como se já não bastasse toda a bobagem de dia-da-mentira ainda temos esse tempo consumismo, chamado de tempo pascal, onde as pessoas escolhem uma dia, que varia todos os anos, para comemorar a ressureição de Jesus Cristo, mas aposto que muita gente não lembra deste detalhe, estão todos focados em virarem uma bolas de tanto comer ovos de páscoa, que é trazido pelo "coelinho da páscoa". Mentira! Isso tudo é um marketing desgraçado que movimenta bilhões de reais todos os anos. Povo leigo, que se rende à tentações, que não consegue controlar suas bocas e seus bolsos. Só estão preocupados em gastar, gastar e gastar. Depois, no fim do mês, reclamam que estão sem dinheiro. Nada mais óbvio!
Concluindo: Dia primeiro de abril não apenas um dia bobo, mas é uma represália política, e a páscoa não se baseia apenas em consumismo, passe um tempo agradável em família, com certeza fará seu dia mais feliz.

3 comentários:

  1. Sim, o dia da mentira é algo deplorável. Mais um fato para nós, brasileiros, ou vocês, brasileiros, se envergonharem.

    ResponderExcluir
  2. eo gosto de pasqua .... tem colomba pasqual *-*

    ResponderExcluir