domingo, 29 de março de 2009

Mangás, literatura e o mar de porcarias.


Otakus são aquelas pessoas ligadas à mangás, e animes, que recebem influências orientais, dos nossos amigos shinguilinguis, os japoneses e chineses. Tenho diversos amigos que gostam de tais formas de comic books. Um deles, é o meu melhor amigo, cujo nome não vou falar aqui, mas ele sabe que é ele.
E vendo fóruns de discussões na internet, no orkut, vi que muitos consideram gibis como não-literatura. Quem disse esta bobagem? Pombas! Stan Lee se visse isso certamente teria um acesso de raiva. Mangás e gibis são SIM literatura. Uma literatura mais simples, sem dúvidas, mas não deixa de ser.
Segundo o dicionário Aurélio, literatura é "todo o contexto que define o recurso estilístico, e escrito de uma determinada época". Mangás fazem o que? Retratam a prosa, a ficção. Então, quiçá, sejam mais necessários para demonstrar a nossa realidade do que esses best-sellers que nos aparecem.
Comparemos o nível de linguagem entre o Death Note, que é um comic book, com o livro da Bruna Surfistinha, aquela mulher que descreveu como era sua vida de prostituta, relatando como eram suas experiências em sexo grupal, que, segundo ela, "é muito melhor quando se faz em seis".
Aproveitando o gancho acima, outro tópico que me ensandece é a publicação de livros sobre as vidas de celebridades, que se elegem em cima de escândalos, o mais recente exemplo, e o mais esporádico, é o livro que a mãe de Britney Spears escreveu sobre sua filha. Ainda temos mais alguns dessa estirpe, como o da Madonna, e o do John Lennon, que Deus o tenha.
People, raciocinem! Essa parte da população que escreve tais livros, lucram quantias homéricas para escreverem apenas bases para o sensacionalismo barato. Que conspurca as nossas mentes, e inebria a nossa capacidade de pensamento. Torna-nos insanos, pequenos botes boiando num mar de porcarias.
Então, vamos passar a refletir antes de crucificar tais formas de lazer, e passar a ser mais exigentes com relação ao que a mídia põe como prioridade, afinal, pode ser seu filho, ou filha, que venha a se tornar uma Paris Hilton, ou uma Bruna Surfistinha.

8 comentários:

  1. Isso eu concordo. Gibis, Mangás, e similares, são a MAIS DIFICIL FORMA DE LITERATURA A SER FEITA. Pois, além de fazer uma história (que muitas vezes são melhores do que livros comuns, por exemplo, a história de Death Note ou Bleach, simplesmente ACABA com a história de Harry Potter ou Senhor dos Anéis). Além de ter o Dom da criatividade, necessita ter o dom do desenho, que, além de saber desenhar, necessita saber colocar emoções nos personagens, uma tarefa que não é para qualquer um. Lógico que não falarei mais das coisas necessárias para ser um mangaká ou algo do gênero, pois se não não acabaria hoje xD

    ResponderExcluir
  2. Isso aí >) Eu amo anime.. E amo DN principalmente *____* L ARRASA! L POR QUE VOCÊ MORREU? :~~ :P e concordo também com o post lá da tia que foi presa... Bom, já te falei minha opnião no MSN.. E voce queria roubar minha frase lixa* HAEUHAE Beijo amor, continue fazendo um ótimo blog! amo (L)

    Nando

    ResponderExcluir
  3. eu vou roubar ainda, nando.
    O edegar que me apresentou o Death Note, ele é o melhor desenhista que conheço =D

    ResponderExcluir
  4. FALAE DAVI! Pra quem criticava a sua amiga otaku até que você tá virando um bem legalzinho hein q HUAUHUHAUHA Death Note é foda *-* Mas acho que não se pode comparar, são coisas diferentes :K

    xx Deca

    ResponderExcluir
  5. :* Lary. n_____n'

    UHAEUHAEAHEAHEUHAUEHAUHEA QUAL'É, se não fosse eu, você Deca, nem teria virado otaku u_u, aliás, somos otomes, não otakus. UAHEUAEH Mas, isso não vêm ao caso.

    Olha, eu leio livros, mangás, gibis, tudo que estiver envolvido com literatura, o que eu puder ler né. NUNCA comparei, mas... Acho que não ovu comparar também .-.', tipo, sempre vai ter algo nos surpreendendo, seja livro, gibi, mangá, AHQ, ou não, anyway, é tudo de bom. XD'

    /Mil beijinhos :*

    ResponderExcluir
  6. *HQ q

    - Lary aqui de novo rs, milbeijos -q.

    ResponderExcluir
  7. Concordo em alguns pontos! Sem duvida mangá é literatura, mas você criticou a biografia do John Lennon, que foi escrito por um jornalista muito competente que pesquisou incansavelmente durante varios anos a vida dele, que foi um grande musico, um musico de verdade.Bem diferente da biografia da britney e da madonna que foram escritas por pessoas sem talento para escrever (mão da britney e irmão da madonna).
    E edegar, DN e Bleach é muito phoda, mas não se compara HP e Senhor dos Aneis que são muito bons, mas sem duvidas, ser um mangaka exige muita criatividade e talento.
    *p/ davi: você escreveu laser, e acho que vc queria dizer lazer.

    (otimo blog, continue assim)

    ResponderExcluir