domingo, 29 de março de 2009

Blecaute-protesto


Ontem, dia 28 de março, ocorreu o "pseudo-blecaute" em diversas partes do mundo, como forma de prostesto ao aquecimento global, fenômeno causado pela grande quantidade de gases, que tem aumentado a temperatura do planeta.
Tempos atrás, enquanto eu andava pela rua, ouvi um senhor de idade falar que a geração da década de 2000, a minha geração, e geração de todos os jovens que nasceram nos anos 90', é a geração bunda-mole, passiva à política e a protestos, o que de fato me fez refletir. O apagão de ontem foi um símbolo de protesto, mesmo que um protesto chulo. Como a foto ao lado, tirada nas Filipinas mostra.
O ser humano fala muito em aquecimento global, mas, ao meu ver, ele não sabe exatamente o que é isso. Deveria ele se mobilizar em prol de achar soluções para esse problema tão grande, e não simplesmente apagar as luzes como forma de protesto. Protestar contra quem? Contra a natureza?
Por mais que tenha sido um marco que mobilizou diversas cidades em torno do mundo, foi um marco insignificante, pois, o maior "boicotador" na participação do Protocolo de Kyoto, que é um documento que visa a diminuição da emissão de gases na atmosfera, era os Estados Unidos, e o mesmo já aderiu a tal documento.
Que tal da próxima vez, ambientalistas se reunirem em frente do Planalto da República, com placas e picaretas exigindo menos descaso com a Amazônia, que é tão desvastada pelos olhos cegos de nosso presidente? Se isso for feito, tenha certeza de que estarei lá.

2 comentários:

  1. Concordo Tb ! foi perda de tempo :D

    ResponderExcluir
  2. Olha Davi, não concordo com você, pois não foi exatamente um protesto, foi um movimento mais voltado para conscientização, pois a energia que foi economizada durante o protesto que ocorreu em varias cidades do mundo (inclusive a torre effiel desligou todas as suas luzes!!!) foi muito significante, por isso acho que é muito melhor fazer algo como o movimento da hora do planeta, do que ficar apenas reclamando e esperar que algo aconteça , devemos ser pró-ativos, por isso também que leio esse blog, uma brilhante iniciativa para abrir os olhos brasileiros sobre diversas questões importantes.

    ResponderExcluir